PRF flagra crimes ambientais e resgata animais silvestres em Ribeira do Pombal -BA

Na sexta-feira (28), a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) recebeu denúncia de um usuário que transitava na BR 110, no trecho do município baiano de Ribeira do Pombal, referente a alguns pássaros silvestres mantidos presos em gaiolas em uma residência às margens da rodovia.

Ao chegar ao local, os agentes verificaram que na varanda da residência tinha um papagaio em uma gaiola. Ao ser questionado sobre a legalidade do animal, o filho do proprietário da residência, que se apresentou como dono do animal, disse que já criava o animal há 8 anos.

Foram encontrados, também, na residência do vizinho, mais 07 aves presas em gaiolas. Após averiguação, foi detectado pelos agentes federais que todas essas aves estavam sendo criadas de maneira ilegal, sem a devida autorização do órgão ambiental.

Ao todo, foram encontradas 08 aves pela equipe da PRF. Os pássaros resgatados são das espécies popularmente conhecidas por papagaio, cardeal, pássaro preto, azulão, bigodinho, caboclinho, e tico-tico.

Questionado os homens informaram que costumam criar pássaros silvestres e não apresentou documentação emitida por órgãos ambientais para a criação dos animais. Ele responderá na Justiça Criminal com base na Lei Ambiental 9.605/1998.