Um professor de história de Santa Catarina, Rubenval Duarte, voltou a causar polêmica ao afirmar durante uma aula em uma escola no município de Imbituba que admira Adolf Hitler. O docente já havia sido afastado anteriormente por 60 dias após fazer discursos nazistas em um grupo de WhatsApp, onde chegou a afirmar que Hitler foi melhor que Jesus.
No vídeo registrado pelos alunos, Rubenval declara que admira Hitler e que é chamado de nazista por isso. Quando questionado se apoia o nazismo, o professor responde que tem uma admiração enorme por Hitler e que está lendo sobre.
“Cara, eu tenho a imaginação que pela época… tem alguém gravando?… eu tenho uma admiração pelo Hitler enormemente. Mas pera lá, não confundam aqui, eu sou um cara que está lendo o Hitler”, diz o professor.
Ele chega a afirmar que, pela época em que Hitler viveu, tem uma imaginação que é favorável ao nazismo. Quando um aluno contesta a afirmação, perguntando se o professor apoia o que Hitler fez, ele responde afirmativamente.
A Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina afirmou que, assim que tomou conhecimento da conduta do professor na segunda-feira (13), começou a tomar todas as medidas cabíveis, visto que existe um processo em andamento. O retorno do professor às salas de aula, mesmo após o afastamento anterior e a repercussão do vídeo atual, gera polêmica e revolta em muitas pessoas.
“Minha opinião sobre o nazismo que surgiu no entre guerras é super favorável… Hitler (SIC) tinha razão, tem classe superior e classe inferior, por exemplo aqueles que votaram em Lula são inferior (SIC). O arianismo está em voga”, publicou ele, na época.
As declarações do professor geram grande preocupação entre a comunidade escolar e a sociedade em geral, que veem tais posicionamentos como graves violações dos valores democráticos e dos direitos humanos.