Em uma ação de fiscalização no Carnaval da região da Barra, policiais da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca), juntamente com o Conselho Tutelar, identificaram quatro crianças, com idades entre três e 14 anos, trabalhando como ambulantes durante o este domingo (11). As autoridades emitiram advertências a duas famílias pelo envolvimento na exploração do trabalho infantil.
As crianças foram imediatamente retiradas da atividade laboral e encaminhadas para suas residências, sob a supervisão das equipes de segurança. A delegada Simone Moutinho, à frente da Dercca, enfatizou a importância da segurança das crianças e alertou sobre as consequências legais em casos de reincidência, que podem incluir o afastamento do convívio familiar.
Além das ações punitivas, a delegada informou sobre o Centro Unificado da Infância, Desaparecidos, Adolescentes e Reencontros (CUIDAR), situado no estacionamento do Teatro Castro Alves. O centro serve como uma alternativa de acolhimento para as crianças enquanto os pais ou responsáveis trabalham nos festejos carnavalescos.