Na madrugada desta quarta-feira (25/12), um avião da Azerbaijan Airlines, com 67 pessoas a bordo, caiu próximo à cidade de Aktau, no Cazaquistão. Segundo relatos iniciais, 28 sobreviventes estão sendo tratados em hospitais locais.
De acordo com o Ministério dos Transportes do Cazaquistão, a aeronave fazia a rota entre Baku e Grozny e foi forçada a tentar um pouso de emergência a 3 km do centro urbano de Aktau. O avião, fabricado pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), perdeu altitude, colidiu com o solo e pegou fogo. Vídeos mostram o momento do impacto e pessoas feridas próximas aos destroços.
Informações preliminares apontam que o piloto decidiu aterrissar após a colisão com um pássaro. A bordo estavam 62 passageiros e cinco tripulantes, incluindo 37 cidadãos do Azerbaijão, 16 russos, seis cazaques e três quirguizes. Autoridades criaram uma comissão para investigar as causas do acidente e confirmaram a cooperação entre Cazaquistão e Azerbaijão.
Vídeo mostra queda de aeronave no Cazaquistão; acidente com avião da Embraer deixa 30 mortos e feridos pic.twitter.com/LFdFo8Hi1L
— Bahia Notícias (@BahiaNoticias) December 25, 2024