Os índices de roubo de gado e ovelhas seguem crescendo, e preocupa os moradores da zona rural de Paulo Afonso. O crime tem deixado à população em alerta nas localidades Juá, Várzea, Campos Novos, Riacho e Malhada Grande.
Dezenas de animais já foram furtadas de várias propriedades no ultimo ano e também agora em 2015. Proprietários rurais têm se mostrado preocupados com a onda de roubos ocorridos em casas e fazendas da zona rural. Animais e equipamentos das propriedades são os principais alvos dos bandidos, segundo a Polícia.
Vítima relatou uma ocorrência ocorrida na semana passada no Povoado Juá: “Eles chegaram lá no povoado em um veículo e foram até minha roça e levaram duas novilhas minha. O prejuízo chega a quase R$ 4 mil reais”, afirmou preocupado um criador.
Os proprietários lamentam que, os prejuízos financeiros têm crescido a cada dia devido à prática criminosa das quadrilhas que agem dizimando os rebanhos. Porém, os criminosos têm aparentado um planejamento e só agem quando os proprietários estão distantes. Ladrões agem com tranquilidade porque escolhem as propriedades em que querem roubar o gado, os “amigos do alheio” conseguem atravessar com os gados por vários terrenos.
A Polícia Civil informou que já foi feito o levantamento dos roubos e que policiais da Delegacia de Paulo Afonso estão trabalhando em busca dos criminosos. Entretanto, os trabalhos esbarram no medo das vítimas em denunciar. “Um dos problemas ainda é a omissão das vítimas que não procuram a Delegacia para fazer boletim de ocorrência”, comentou uma autoridade policial. A polícia informou também, que ano passado algumas pessoas foram indiciadas pela pratica do crime, e que as buscas continuam.
Fonte: Redação da Revista Baiana de Notícias//Portal de Notícias da RBN