No período das 19h de segunda-feira até as 7h da terça-feira seguinte, a Polícia Militar da Bahia apreendeu 1.523 objetos proibidos nos portais de acesso ao Carnaval de Salvador, incluindo itens como uma máquina de choque e um spray de pimenta. Ao longo de cinco dias de festividades, o total de objetos confiscados chegou a 6.302.
Durante as 24 horas do último dia contabilizado, aproximadamente 2 milhões de pessoas passaram pelos portais, totalizando 8,2 milhões de acessos desde o início do evento. Nesse mesmo intervalo de tempo, foram registradas 44 ocorrências envolvendo drogas, elevando o total para 165 desde a abertura do Carnaval. Adicionalmente, três indivíduos foram detidos em flagrante, dos quais dois portavam substâncias ilícitas e um estava com objetos furtados. Desde o começo das festividades, foram efetuadas 13 prisões. O sistema de reconhecimento facial da PM também contribuiu para a segurança, resultando em sete capturas nas últimas 24 horas, alcançando um total de 29 desde o início do Carnaval.
Para gerenciar o fluxo de foliões e garantir a segurança, a Polícia Militar adotou medidas de comunicação, incluindo o uso de megafones para direcionar o público quanto à organização das filas e informar sobre outros acessos com menor aglomeração. Essa estratégia foi implementada após recomendações do Corpo de Bombeiros, que levaram ao fechamento temporário de acessos em duas ocasiões devido a superlotação: uma na Praça Castro Alves, devido à concentração simultânea de três grandes atrações e outra no Farol, por conta de atraso na saída de trios elétricos, resultando em acúmulo excessivo de público.