Os preparativos para os festejos do São João 2024 estão em andamento e prometem uma estrutura robusta de segurança. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) anunciou que utilizará 454 câmeras de videomonitoramento e 1.487 rádios comunicadores para garantir a segurança durante o evento.
Os Centros Integrados de Comunicações (Cicoms) da SSP, presentes em 19 cidades, incluindo Salvador, Feira de Santana e Porto Seguro, contarão com o reforço dessas tecnologias. As câmeras, das quais 104 possuem a tecnologia de reconhecimento facial, e os rádios Tetra e LTE, que atendem tanto o interior quanto a capital e Região Metropolitana, representam um investimento de R$ 26 milhões.
Segundo o major PM Moisés Travessa, superintendente da Superintendência de Telecomunicações (Stelecom) da SSP, a infraestrutura estará pronta para atender situações de urgência e emergência, além de auxiliar na prisão de foragidos da justiça com o suporte da tecnologia de reconhecimento facial. As chamadas de emergência podem ser feitas pelos números 190 (Polícia Militar), 193 (Corpo de Bombeiros Militar) e 197 (Polícia Civil).
Os Cicoms estão estrategicamente implantados nas cidades de Salvador, Alagoinhas, Porto Seguro, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Jequié, Itaberaba, Juazeiro, Paulo Afonso, Senhor do Bonfim, Santo Antônio de Jesus, Barreiras, Irecê, Guanambi, Santa Maria da Vitória, Teixeira de Freitas, Euclides da Cunha e Serrinha, visando garantir uma cobertura de segurança abrangente durante as festividades.