Na terça-feira (18), durante apresentação no auditório do Centro de Cultura da Bahia, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) anunciou um esquema especial para dar suporte aos foliões no carnaval. A medida contará com 37 mil policiais e bombeiros, integrando as Polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP).
O investimento de cerca de R$ 99 milhões pelo Governo do Estado abrangerá a capital, a Região Metropolitana de Salvador (RMS) e cidades do interior, com a montagem de 579 postos de apoio – 415 em Salvador e 164 na RMS e interior – para facilitar a atuação das equipes de segurança durante as festividades.
Em termos tecnológicos, serão instaladas 1.500 câmeras inteligentes equipadas com sistema de Reconhecimento Facial e de Placas Veiculares. O monitoramento ocorrerá em pontos estratégicos dos circuitos e áreas de acesso, com apoio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que funcionará em conjunto com 48 órgãos estaduais, federais, municipais e empresas privadas.