A Superintendência de Telecomunicações (Stelecom) da Secretaria da Segurança Pública (SSP) capacitou 50 policiais militares do Batalhão de Policiamento Escolar (BPEsc) e do 18º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Centro Histórico) no uso dos rádios LTE, equipamentos já empregados na rotina de comunicação para trocas de mensagens, chamadas e alertas.
No dia 18, foram encerradas as instruções referentes ao uso dos terminais móveis nos Portais de Abordagem, em rondas ostensivas e preventivas durante o Carnaval de Salvador de 2025. A iniciativa utilizou o 4G conectado a uma Estação de Rádio Base (ERB) Móvel da Stelecom, possibilitando a interação em tempo real com os Sistemas de Reconhecimento Facial e de Placas Veiculares.
O treinamento teve como objetivo aprimorar a comunicação entre as delegacias e as patrulhas, otimizando o emprego de policiais e bombeiros nas ocorrências e na captura de indivíduos procurados. O major Ubiraci Muniz Barreto, diretor de engenharia da Stelecom, ressaltou a importância do preparo para uma festa do porte do Carnaval da Bahia, destacando que, até a data do evento, as capacitações seriam estendidas para mais de 1.000 integrantes das Forças da Segurança.