Três homens suspeitos de envolvimento nos homicídios do tenente e do soldado da Polícia Militar, Luciano Libarino Neves, 34 anos, e Robson Brito de Matos, 30, em Vitória da Conquista, sudoeste baiano, morreram em confronto com a polícia na manhã desta quarta-feira, 14. Um quarto suspeito foi preso também após confronto.
Todos os supostos envolvidos pertencem à mesma família de ciganos. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), dois dos suspeitos foram encontrados com três revólveres, calibres 32 e 38, no município de Itiruçu, a 200 km de Vitória da Conquista e no povoado de Lagoa das Flores.
A dupla teria entrado em confronto com policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Central) após fugir de um bloqueio montado na região. Conforme a SSP, eles atiraram contra os policiais que revidaram, foram feridos e não resistiram.
O terceiro morto em confronto foi localizado na zona rural de Conquista após denúncias de populares. De acordo com a SSP, ele e outros envolvidos nos homicídios correram atirando contra equipes da 78ª CIPM. Os demais conseguiram escapar.
Por fim, um quarto suspeito dos homicídios foi preso em flagrante, na terça-feira, 13, dia do crime, após ter sido ferido em confronto com a polícia e dar entrada no Hospital de Base de Vitória da Conquista.
Segundo a SSP, a partir do levantamento de investigações e denúncias, policiais da 92ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Ronda Rural/Vitória da Conquista) chegaram no acampamento cigano onde ele estava e conduziram outros cinco integrantes da família que vivem no local para prestarem depoimento.
Um dos filhos do cigano teria recebido informações através do Whatsapp que dois homens procuravam o local e alertou o pai. Após saber da presença policial na região, o homem saiu com outros filhos, identificaram e cercaram o carro dos PMs, sendo atingido no revide, de acordo com o delegado Cléber Rocha Andrade, titular da Delegacia de Homicídios (DH).
O delegado afirmou que a partir dos depoimentos colhidos, o homem foi autuado em flagrante por duplo homicídio qualificado, já com prisão preventiva solicitada à Justiça. Também foi solicitada a prisão temporária de outros seis filhos do homem.
As armas apreendidas foram encaminhadas para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e a DH do município conduz as investigações para tentar localizar os outros responsáveis pelas mortes e a motivação do crime.
Os policiais Luciano e Robson estavam lotados na 92ª CIPM, Companhia Rural de Vitória da Conquista. Ambos estavam a serviço no Distrito de José Gonçalves, Zona Rural de Vitória da Conquista, quando foram atingidos por disparos. As vítimas tiveram as armas levadas pelos assassinos.
Assim que o crime aconteceu, buscas foram iniciadas por equipes da PM e da Polícia Civil, em toda a região.