A Polícia Civil da Bahia realizou nas últimas 48 horas a prisão de três homens suspeitos de cometerem feminicídio. As ações foram conduzidas por policiais da Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (Deam) de diversos municípios do estado.
Uma das prisões aconteceu em Salvador, onde os policiais cumpriram mandado de prisão preventiva contra um homem investigado por agredir a ex-companheira, Ana Paula Brito Pimenta, em abril deste ano. A vítima chegou a ficar internada, mas acabou falecendo em decorrência dos ferimentos, e o caso foi tipificado como feminicídio. O suspeito, de 25 anos, estava escondido na casa de familiares, no município de Dias D’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), e agora será encaminhado ao sistema prisional.
Além disso, a Deam de Feira de Santana prendeu um homem suspeito de matar a ex-namorada, de 27 anos, em março deste ano. A vítima foi encontrada morta dentro de casa, com sinais de estrangulamento. O suspeito foi localizado na cidade de Santo Estevão, também na região de Feira de Santana.
Já a Deam de Alagoinhas prendeu um homem acusado de matar a esposa, de 21 anos, com golpes de faca em dezembro de 2020. O suspeito, de 32 anos, foi encontrado em um assentamento rural na cidade de Aramari, após meses de investigação.
As prisões dos três suspeitos foram possíveis graças às investigações conduzidas pelas Deams e a colaboração da população, que forneceu informações importantes para as investigações. A Polícia Civil reforça a importância da denúncia de casos de violência contra a mulher, e lembra que as Delegacias Especializadas de Atendimento a Mulher estão à disposição para receber denúncias e prestar assistência às vítimas.