Nesta quinta-feira (9), nove bombeiros militares do 11° GBM de Itaberaba realizaram um resgate na trilha da fumaça, na Chapada Diamantina, Bahia, resgatando três turistas israelenses que haviam se perdido durante a caminhada.
Ao chegar no local, os bombeiros prestaram os primeiros atendimentos aos turistas, que estavam desidratados, fornecendo hidratação e reposição de sais minerais. Em seguida, os turistas foram levados para atendimento médico especializado no hospital de Lençóis.
O sargento BM Davi Alcântara, que liderou as buscas e atuou como guia, alerta sobre a importância de se tomar cuidados ao realizar trilhas. É fundamental estar sempre acompanhado por um guia credenciado, já que fazer a caminhada sozinho pode aumentar a probabilidade de se perder e sofrer lesões.
Outros cuidados importantes incluem o uso de roupas e calçados adequados, além de manter uma alimentação equilibrada e se manter hidratado durante o passeio.
“São precauções fundamentais para quem quer fazer esse tipo de atividade”, concluiu o sargento.
O resgate foi bem-sucedido, mas serve como um alerta para que turistas e moradores locais sigam as orientações e cuidados necessários ao realizar trilhas na região.