Na quarta-feira (10), um turista francês de 31 anos, identificado como Renoud Lyat Selim Adan, foi esfaqueado oito vezes durante uma viagem de ônibus pela BR-116, na Bahia. O incidente ocorreu no trecho próximo à cidade de Santo Estevão, a aproximadamente 150 km de Salvador. A vítima, que viajava da capital baiana para Seabra, na Chapada Diamantina, foi atacada enquanto dormia.
O suspeito do ataque foi detido a bordo do veículo por um policial rodoviário federal, que estava entre os passageiros. O policial, cujo nome não foi divulgado, agiu após ouvir gritos vindos do segundo andar do ônibus. Ele instruiu o motorista a parar o veículo e, após evacuar o primeiro andar, conseguiu conter o agressor e prestar os primeiros socorros à vítima.
Após o ataque, Renoud Lyat foi inicialmente levado para uma unidade de saúde em Santo Estevão e, devido à gravidade de seus ferimentos, posteriormente transferido para o Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA), em Feira de Santana. Até o momento, não foi divulgada uma previsão de alta.
O detido informou à polícia que sofre de transtornos mentais, tendo esfaqueado o turista durante um surto. Ele apresentou documentos que comprovam sua condição de saúde. Na audiência de custódia, o homem foi liberado, mas permanece sob investigação. Com ele, foram apreendidas cinco facas e uma talhadeira.
A Polícia Civil está conduzindo as investigações sobre o caso, que também conta com a atenção do consulado francês.