A Justiça de Pernambuco revogou a prisão domiciliar da influenciadora digital e advogada Deolane Bezerra nesta terça-feira (10), após o descumprimento de medidas cautelares. Deolane havia sido beneficiada pela prisão domiciliar por ser mãe de uma criança de 8 anos, mas desrespeitou duas condições impostas pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o que levou à decisão judicial de seu retorno ao presídio, no entanto, dessa vez, a advogada será encaminhada para a Colônia Penal de Buíque, interior de Pernambuco.
Deolane compareceu ao Fórum Rodolfo Aureliano, no Recife, às 13h, para assinar os termos da prisão domiciliar, quando foi informada pela 12ª Vara Criminal sobre a revogação da medida. Segundo apurações da TV Globo, a principal justificativa foi o fato de a influenciadora ter se manifestado publicamente sobre o processo, violando a ordem que a proibia de comentar o caso em redes sociais, imprensa ou outros meios de comunicação. Além disso, ela teria deixado de cumprir outras restrições impostas pela Justiça, como evitar contato com outros investigados.
Logo após a decisão, Deolane foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML), no bairro de Santo Amaro, para realizar exame de corpo de delito, procedimento padrão antes de sua transferência de volta ao presídio. Deolane havia deixado a Colônia Penal Feminina no início da semana, usando tornozeleira eletrônica, após ter a prisão preventiva convertida em domiciliar.
No presídio, sua mãe, Solange Bezerra, continua detida, após ter o pedido de habeas corpus negado. Ambas são investigadas no mesmo processo, cujo teor não foi divulgado publicamente.
A revogação da prisão domiciliar é baseada em uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2018, que autoriza a concessão de prisão domiciliar para mães de crianças com até 12 anos ou pessoas com deficiência, desde que cumpram as medidas estabelecidas. Deolane, no entanto, infringiu as regras ao se pronunciar diante de jornalistas assim que deixou o presídio, chamando sua prisão de “criminosa” e afirmando que sofreu “abuso de autoridade”.
Posteriormente, a influenciadora também publicou em sua conta no Instagram uma foto onde aparece com a boca coberta por uma fita em formato de “X”, com a legenda “Carta aberta…”. A imagem foi interpretada como uma crítica ao silêncio imposto pela Justiça.