Vendedor de acarajé é assassinado em Salvador enquanto se preparava para doar alimentos a grupo em situação de rua

Salvador: vendedor de acarajé assassinado ao tentar ajudar moradores de rua com comida.

Na noite de sábado, 24 de setembro, por volta das 23h, no bairro de Castelo Branco, em Salvador, o vendedor de acarajé Jairo Brandão dos Santos, de 25 anos, foi morto a tiros. O crime ocorreu enquanto ele se aproximava de uma praça próxima à Praça Mestre Gude, onde sua família opera uma barraca de venda de acarajés, com o objetivo de doar alimentos não vendidos a moradores em situação de rua.

Segundo Jefferson Brandão, irmão da vítima, Jairo foi surpreendido por um indivíduo armado em uma moto no momento em que se preparava para fazer a doação. O atirador abriu fogo, atingindo Jairo na cabeça enquanto ele estava ainda com o uniforme e carregava os alimentos a serem doados. De acordo com Jefferson, além de Jairo, outro homem e uma idosa que estavam em um ponto de ônibus próximo também foram atingidos pelos disparos.

Testemunhas relataram que, após os primeiros tiros, o agressor retornou ao local do crime para disparar mais duas vezes contra Jairo, acertando-o no tórax e no abdômen. A Polícia Militar, no entanto, não confirmou se outras pessoas foram feridas durante o ocorrido.

A Polícia Militar informou que Jairo foi levado por populares ao Hospital Eládio Lasserre, e as equipes da 47ª Companhia Independente de Polícia Militar (47ª CIPM/Pau da Lima) não o encontraram no local do crime. A Polícia Civil, por sua vez, comunicou que foram expedidas guias de perícia e remoção e que o caso está sendo investigado pela 2ª Delegacia de Homicídios (DH/Central), sem indícios iniciais de autoria ou motivação.

O sepultamento de Jairo Brandão dos Santos está programado para a segunda-feira, 26 de setembro, no Cemitério Quinta dos Lázaros, localizado no bairro da Baixa de Quintas, em Salvador.