Wanderley Araújo de Queiroz, vereador do município de Capim Grosso, região norte da Bahia, foi detido por atuar ilegalmente como cirurgião-dentista na cidade. Segundo informações da Polícia Militar, o vereador tentou fugir pela janela no momento do flagrante, mas foi capturado e encaminhado até a delegacia da cidade. Ele prestou depoimento, assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado, mas vai responder por exercício ilegal da odontologia.
O político é conhecido no município como "Vanderley Dentista" e as denúncias foram encaminhadas pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO-BA). O G1 entrou em contato com a prefeitura de Capim Grosso, que afirmou não ter informações sobre a prisão do vereador. O político não foi localizado para comentar a denúncia.
A presidente de fiscalização do CRO-BA, Viviane Sarmento, contou que as denúncias chegaram de maneira anônima e foram apuradas pelo órgão. "As denúncias chegam por telefone e e-mail, a partir daí apuramos o caso. A expectativa é que ele venha a ser julgado por exercer a profissão ilegalmente", disse a presidente.
"O que chateia é que esse crime é considerado de baixo poder ofensivo, então pode ser substituído por algumas ações. Nesse caso, ele não chegaria a ser preso, apenas se fosse reincidente", explicou.
Durante o flagrante, policiais militares e a equipe de fiscalização do CRO-BA encontraram indícios de extrações dentárias, gases com sangue e luvas de procedimento cirúrgico.