Na última quarta-feira (3), um acontecimento trágico abalou a comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em Vitória da Conquista. Maurício Ferraz Soares, universitário de 22 anos e aluno do curso de Psicologia, foi encontrado sem vida em uma das salas de aula do campus.
Até o momento, a UESB não forneceu detalhes a respeito do ocorrido. No entanto, a instituição publicou uma nota de pesar em seu site oficial, declarou luto oficial de três dias e cancelou as atividades acadêmicas no campus de Vitória da Conquista durante a quarta-feira. O funeral de Maurício foi realizado na manhã desta quinta-feira (4) no município.
A universidade manifestou seu apoio e solidariedade aos familiares, amigos, colegas e docentes de Maurício neste momento difícil. A nota ressaltou a necessidade de superação e perseverança diante da adversidade, em prol da defesa dos sonhos e projetos dos jovens que buscam a realização pessoal e profissional por meio da educação superior.
Infelizmente, esta não foi a única fatalidade envolvendo estudantes da UESB nesta semana. No domingo (30), o corpo de Micael Costa Almeida, também aluno da instituição, foi encontrado carbonizado às margens da rodovia BA-263. A polícia já identificou um suspeito de ter cometido o crime, utilizando faca e enxada contra a vítima de 30 anos.
As autoridades estão conduzindo investigações para esclarecer as circunstâncias dos dois óbitos e apurar se há alguma relação entre os casos.