O Governo Federal está debatendo a possível reinstauração do horário de verão, uma medida que visa mitigar os impactos da crise hídrica no setor elétrico. Leandro Menezes, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Bahia (Abrasel-BA), acredita que essa mudança pode resultar em um aumento de até 15% no faturamento do setor.
Segundo Menezes, a maior incidência de luz natural proporcionada pelo horário de verão tende a atrair mais clientes para as ruas e, consequentemente, para os estabelecimentos. Ele destaca que, em um estado com forte apelo turístico como a Bahia, essa mudança pode ter um impacto ainda mais positivo, permitindo que os turistas aproveitem mais tempo sob a luz do sol.
Desde a extinção do horário de verão em abril de 2019, a Abrasel-BA tem defendido sua volta. O presidente observa que o setor sente falta do horário, especialmente porque o pico de movimento em bares e restaurantes costuma ocorrer entre 18h e 20h, horários em que a luz natural é um atrativo.