O cenário político baiano ganha novos contornos com a iniciativa de ACM Neto (União), que prepara um amplo levantamento para compreender o atual momento político do estado. A pesquisa, com foco em avaliar o percentual de baianos que desejam uma mudança na gestão estadual, faz parte de uma análise estratégica para o pleito de 2026.
Dados recentes de pesquisas mostram nuances interessantes na conjuntura política. Um levantamento da Genial Quaest indica que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) mantém aprovação destacada, com 61% de aprovação, ante 54% do final de 2024. No entanto, quando simulados cenários eleitorais semelhantes aos de 2022, Jerônimo perderia para ACM Neto.
Próximos passos
Uma avaliação da Paraná Pesquisas, com previsão de divulgação até abril, deve analisar a aprovação do governo de Jerônimo Rodrigues e da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Bahia. O grupo político de ACM Neto espera que a avaliação do atual governador apresente declínio nos índices de aprovação.
Embora não tenha confirmado oficialmente sua candidatura ao governo estadual em 2026, ACM Neto segue como principal porta-voz da oposição, sinalizando seu interesse em comandar o governo baiano. Vale lembrar que em 2022, Neto foi derrotado por Jerônimo no segundo turno, com o candidato petista obtendo 52,78% dos votos.