Acordo histórico com Emirados Árabes prevê investimentos de R$ 12 bi na Bahia

No sábado (15), durante a última escala de sua viagem oficial na Ásia, o presidente Lula e membros do governo brasileiro assinaram acordos de cooperação com os Emirados Árabes Unidos. Além de uma importante aproximação política com o líder dos Emirados, a visita também teve como objetivo atender um país que tem muitos investimentos no Brasil.

O acordo histórico foi feito com o fundo financeiro de Abu Dhabi Mubadala Capital, controlador da refinaria de Mataripe, que foi privatizada em 2021. O fundo empresarial comprometeu-se a investir R$ 12 bilhões em 10 anos na construção de uma fábrica de diesel verde e querosene de aviação sustentável na Bahia. O investimento será destinado à produção de diesel verde a partir da carnaúba e do dendê.

O governador da Bahia, Jeronimo Rodrigues, que integra a comitiva brasileira, assinou um memorando de entendimento entre o estado e o fundo financeiro de Abu Dhabi. Em um vídeo publicado no Twitter, Rodrigues afirmou: “Acabei de assinar um termo de compromisso para investimento na produção de diesel verde a partir da carnaúba e do dendê. Mais um saldo positivo para a geração de trabalho e renda”.

Este acordo é significativo para a Bahia e para o Brasil, já que o país busca expandir suas fontes de energia renovável e reduzir sua dependência do petróleo. A construção da fábrica deve criar empregos e impulsionar o desenvolvimento econômico da região.