O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está prestes a definir o nome do próximo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que ocupará a vaga deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski. De acordo com informações preliminares, um baiano está entre os finalistas da corrida pela indicação.
O favorito na disputa é o advogado do presidente, Cristiano Zanin, que afirmou ter uma relação de amizade e respeito com o jurista baiano Manoel Carlos de Almeida Neto, que é o favorito de Ricardo Lewandowski para a vaga. Almeida Neto é um advogado baiano respeitado e conhecido por ter uma postura firme e independente em suas decisões.
Além disso, Almeida Neto já defendeu Zanin em diversas ocasiões, quando o advogado de Lula sofreu ataques pessoais. A sintonia entre os dois é um ponto positivo para o jurista baiano na disputa pela indicação.
Ambos os candidatos apontam que a escolha para o STF é uma competência exclusiva do presidente, devendo ser submetida ao crivo do Senado. Almeida Neto também afirmou que aqueles que desqualificam o outro candidato não merecem estar nesse processo.
O comentarista da CNN Marco Antonio Villa analisou uma eventual indicação de Cristiano Zanin, advogado pessoal do presidente Lula (PT), ao Supremo Tribunal Federal (STF). Para Villa, essa indicação "não pegaria bem", além de considerar o ato "antirrepublicano" #CNNNovoDia pic.twitter.com/9wgjsOiimW
— CNN Brasil (@CNNBrasil) March 13, 2023
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem se queixado de disputas de bastidor pela sucessão do ministro Ricardo Lewandowski no STF (Supremo Tribunal Federal). O magistrado deixará a corte no dia 11 de maio e o nome de Cristiano Zanin segue como favorito ao posto #CNNNovoDia pic.twitter.com/ttJGln9qQk
— CNN Brasil (@CNNBrasil) March 20, 2023