A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) passará por duas mudanças após as eleições municipais, onde cinco deputados estaduais participaram. Os únicos que se destacaram foram Pablo Roberto (PSDB), que foi eleito vice-prefeito de Feira de Santana, e Eures Ribeiro (PSD), que se tornou prefeito de Bom Jesus da Lapa.
Paulo Câmara (PSDB) retornará à AL-BA, ocupando a vaga deixada por Eures. Câmara foi deputado entre 2018 e 2022 e ficou na primeira suplência após as eleições federais, recebendo 53.680 votos. Atualmente, ele é assessor na Companhia de Desenvolvimento do Vale Rio São Francisco (Codevasf).
A primeira suplente de Eures é Jusmari Oliveira (PSD), que ocupa a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e recebeu 44.640 votos em 2022. Se Jusmari continuar no governo de Jerônimo Rodrigues (PT), Marcone Amaral (PSD), o segundo suplente, assumirá a vaga. Amaral, ex-jogador e ex-prefeito de Itajuípe, obteve 32.917 votos.
Os resultados
Pablo Roberto integrou a chapa do prefeito eleito Zé Ronaldo (União) e venceu com 50,32% dos votos válidos. Eures Ribeiro derrotou Fábio Nunes (PT) e conquistou seu quarto mandato em Bom Jesus da Lapa, com 55,17% dos votos válidos.
Os outros deputados que concorreram foram:
- Cláudio Oliveira (PSD) – Ilhéus: perdeu para Jânio Natal (PL);
- Raimundinho da JR (PL) – Dias D’Ávila: perdeu para Alberto Castro (PSDB);
- Pancadinha (Solidariedade) – Itabuna: perdeu para Augusto Castro (PSD).