Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) elegeram, nesta quinta-feira (16), André Mendonça para ocupar a vaga de Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O atual presidente do TSE permanecerá no cargo até o dia 3 de junho, quando termina seu mandato.
O TSE é composto por, no mínimo, sete ministros titulares, dos quais três são do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois são juristas da advocacia.
“Meu compromisso com os eminentes pares e com o Tribunal Superior Eleitoral, como um dos seus representantes, é atuar com absoluta imparcialidade e deferência ao Tribunal, à legislação e à Constituição”, afirmou André Mendonça.
Em seu discurso de agradecimento, Mendonça destacou a gestão do ministro Alexandre de Moraes como exitosa e afirmou que o atual presidente do TSE atuou com “firmeza e competência” à frente da Corte Eleitoral.
No dia 7 de maio, os ministros do TSE elegeram a ministra Cármen Lúcia para presidir a Corte Eleitoral pelos próximos dois anos. A votação secreta dos magistrados também definiu Kassio Nunes Marques como vice-presidente.