Recentes movimentações políticas na Bahia têm gerado um burburinho nos bastidores da Assembleia Legislativa. A disputa pela presidência da AL-BA entre o atual presidente, Adolfo Menezes, e o senador Angelo Coronel, está ligada à escolha da primeira vice-presidência, cuja votação acontecerá em breve.
Adolfo Menezes, que busca reeleição, enfrenta incertezas devido a uma decisão do STF que pode inviabilizar sua recondução. O deputado Rosemberg Pinto, que representa o governo, é o favorito para a vice, mas sua indicação não é bem vista por todos. Em contrapartida, a oposição vê com bons olhos a possibilidade de apoiar Angelo Coronel Filho, que pode representar uma escolha mais consensual.
Embora ainda não haja um nome definido, os opositores acreditam que qualquer candidatura que não seja do PT terá maior aceitação. Uma conversa inicial com Coronel já teria ocorrido para alinhar estratégias. O papel do 1º vice-presidente é crucial, pois ele deverá convocar novas eleições em caso de impedimento do presidente, mas há receios de que isso leve a um controle excessivo da próxima gestão.
Adolfo, no entanto, permanece firme em sua candidatura e se reuniu com sua equipe, demonstrando determinação para conquistar a maioria dos votos na eleição que se aproxima.