A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) acaba de lançar uma ferramenta inovadora que irá mapear a disponibilidade de profissionais e estabelecimentos de saúde no Brasil.
A iniciativa, chamada de painel Rede e de Vazios Assistenciais na Saúde Suplementar, foi projetada para auxiliar os beneficiários de planos de saúde a localizar prestadores de serviços, incluindo médicos de diversas especialidades e dentistas.
Além disso, a ferramenta irá indicar locais que oferecem atendimentos de urgência, internações e procedimentos complexos, como hemodiálise, quimioterapia e radioterapia.
Segundo a Agência Brasil, atualmente, todos os municípios brasileiros contam com beneficiários de planos de saúde.
Alexandre Fioranelli, diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, comentou que “a ferramenta permitirá avanços no monitoramento da rede assistencial e na promoção de ações regulatórias para garantir o acesso na saúde suplementar”.
O novo recurso também proporcionará uma visão abrangente, que inclui a existência de serviços essenciais e a carência de profissionais em determinadas regiões, e no futuro, servirá como um meio de pesquisa, análise e comparação com outras bases de dados, beneficiando a sociedade, o Ministério da Saúde e acadêmicos.