Com a renúncia oficial do prefeito de Paulo Afonso, Luiz Barbosa de Deus, na segunda-feira, 19, Marcondes Francisco dos Santos (PP), que ocupava o cargo de vice-prefeito, assumiu definitivamente a chefia do executivo municipal. Com a nova configuração política, Zé de Abel (PSD), atual presidente da Câmara Municipal, passa a ocupar a posição de vice-prefeito da cidade.
Zé de Abel, que era um dos principais aliados de Luiz de Deus, decidiu apoiar o ex-vereador Mário Galinho (PSD) nas eleições de 2024. A transição deve ser oficializada pela Câmara ainda esta semana, consolidando Zé de Abel como vice-prefeito.
A renúncia de Luiz de Deus foi anunciada durante a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, em um ato que ocorreu na manhã de ontem. A carta de renúncia foi formalmente apresentada e protocolada pelo vereador Leco, líder da bancada da situação. Luiz de Deus estava afastado de suas funções desde fevereiro de 2023 devido a problemas de saúde, período em que Marcondes já havia assumido como prefeito em exercício.