A derrota de Adélia Pinheiro nas eleições municipais de Ilhéus pode levar a uma reconfiguração de cargos no governo da Bahia. A ex-secretária de Educação, que deixou seu posto para concorrer à prefeitura, está sendo considerada para um novo papel na administração estadual, embora não retorne à sua antiga função.
Atualmente, Rowenna Brito ocupa a Secretaria de Educação e é bem vista pelo governador Jerônimo Rodrigues, além de ter laços com o senador Jaques Wagner, o que torna a reintegração de Adélia ao cargo mais difícil. Rowenna tem uma trajetória respeitável na secretaria, tendo atuado como assessora e chefe de Gabinete.
Valderico Jr. (União) venceu a eleição em Ilhéus com 43,24% dos votos, enquanto Adélia ficou com 40,49%. Antes de sua atuação na Educação, Adélia foi secretária de Saúde e tem experiência em Ciência, Tecnologia e Inovação, além de ter sido reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz.
Adélia é professora da Uesc, graduada em Medicina pela UFBA, mestre em Saúde Coletiva e doutora em Saúde Pública pela USP.