Na noite da última segunda-feira (9), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, se encontrou com o presidente Lula no Distrito Federal, após os ataques de terroristas bolsonaristas à capital brasileira. De acordo com ele, os estados se comprometeram a manter a ordem no país.
“Vamos dar todo o apoio no governo do estado, se precisar de alguma inteligência do governo do estado, e assim também nos prontificamos junto ao presidente Lula e aos três poderes, que os estados continuarão aliados para averiguar e garantir que a segurança nacional possa encontrar os responsáveis e assim fazer com que assumam suas responsabilidades”, disse.
Jerônimo também demonstrou apoio aos poderes executivo, legislativo e judiciário, que tiveram suas sedes e bens vandalizados pelos delinquentes.
“Viemos com esse propósito, de manifestar nossa solidariedade aos três poderes. Sobre a visita, é realmente muito triste. A gente sai muito machucado, muito magoado, de ver um prédio de uma instituição importante, guardiã da nossa democracia, com esse tratamento. Vidros e até um Cristo, existente no plenário de reuniões, arrancado. O brasão da República destruído. Realmente é uma lástima, um ato de terror”.
Setenta policiais militares do Batalhão de Choque da Bahia desembarcaram em Brasília, no Distrito Federal. As guarnições baianas vão reforçar as ações preventivas e repressivas contra terroristas.