A rede de notícias qatari Al Jazeera divulgou, nesta quarta-feira (1º), que aeronaves israelenses bombardearam o campo de refugiados de Jabalia, situado no norte da Faixa de Gaza. Até o momento, não há confirmação independente da ocorrência, mas imagens capturadas na região mostram colunas de fumaça erguendo-se entre prédios danificados.
O chefe da sucursal da Al Jazeera em Gaza, Wael Dahdouh, reportou que múltiplos edifícios foram destruídos durante a ofensiva. “O ataque foi massivo e deixou um rastro de destruição”, afirmou Dahdouh.
Ação segue outro bombardeio
A nova ofensiva ocorre um dia após Israel realizar um bombardeio em que 50 pessoas foram mortas. O governo israelense afirma que os falecidos eram terroristas ligados a uma célula significativa do Hamas, o grupo militante que governa a Faixa de Gaza desde 2007.
O Hamas, por sua vez, contestou as informações divulgadas por Israel e afirmou que os mortos eram “mártires”, termo utilizado pelo grupo para descrever aqueles que morrem em ataques israelenses. A organização também destacou que ao menos 7 dos reféns sequestrados em uma ação realizada no último dia 7 de outubro estavam entre as vítimas.
Implicações e consequências
Este novo ataque eleva ainda mais a tensão na já conturbada Faixa de Gaza, tornando qualquer possibilidade de resolução pacífica mais distante. A comunidade internacional acompanha de perto os desenvolvimentos, embora ainda não haja consenso sobre como agir para mitigar o conflito.
Autoridades buscam confirmações
Tanto Israel quanto a Al Jazeera não forneceram detalhes adicionais até o fechamento desta edição. A busca por confirmações independentes continua, uma vez que a situação na Faixa de Gaza está em constante mudança.
Redação do Portal ChicoSabeTudo.