A Bahia assumiu a liderança nacional na redução do desmatamento no bioma Cerrado, registrando uma diminuição significativa de 63,3% entre agosto de 2023 e julho de 2024. O anúncio foi feito durante uma cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, que contou com a presença de autoridades como o vice-presidente Geraldo Alckmin, a ministra do Meio Ambiente Marina Silva e o secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Sodré.
Durante o evento, o secretário Eduardo Sodré elogiou o empenho dos servidores do estado da Bahia, atribuindo o sucesso a um esforço coletivo. “Esse resultado é fruto de um trabalho em equipe, orientado pelo nosso governador Jerônimo, mas de responsabilidade de cada um dos servidores e servidoras do sistema ambiental,” declarou.
Além da Bahia, outros estados da região do Matopiba — Maranhão, Tocantins e Piauí — também reduziram suas taxas de desmatamento. O Maranhão obteve uma queda de 15,1%, o Piauí 10,1% e o Tocantins 9,6%. No total, o Matopiba apresentou uma redução de 76,4%.
No mesmo evento, o governo federal firmou um pacto com os estados do Matopiba para intensificar a prevenção e o controle do desmatamento e incêndios ilegais no Cerrado. Esta aliança inclui investimentos em novas unidades de conservação e a retomada do Fundo Amazônia.