Bahia pode garantir diagnóstico gratuito para autismo

Deputado Roberto Carlos propõe projeto na Bahia para diagnóstico gratuito de TEA, priorizando saúde pública e qualidade de vida.

Foto: Reprodução / AL-BA

O deputado Roberto Carlos, do Partido Verde (PV), apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa da Bahia que objetiva garantir o diagnóstico precoce e gratuito para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A proposta também inclui o diagnóstico tardio para adultos e idosos, buscando atender a uma demanda urgente.

O parlamentar destacou dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), que revelam que cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo convivem com o TEA. Ele enfatizou as dificuldades enfrentadas por pais que buscam uma avaliação precoce na rede pública de saúde, afirmando que a identificação precoce é crucial para o desenvolvimento das crianças.

“Quando o transtorno é reconhecido cedo, o tratamento pode começar rapidamente, facilitando o desenvolvimento das crianças”, disse Roberto Carlos. O projeto defende que o governo baiano adote políticas prioritárias para a saúde pública, com o intuito de proporcionar uma vida digna e plena a todos os cidadãos.