Bahia sedia reunião do G20 sobre cultura e tecnologia

A reunião do G20 na Bahia abordou a cultura e tecnologia, resultando na Carta da Bahia, que reforça a preservação do patrimônio cultural e direitos culturais.

Foto: Feijão Almeida / GOVBA

Salvador, na Bahia, foi o palco da reunião do Grupo de Trabalho de Cultura do G20, que ocorreu de 4 a 8 de outubro de 2023. Neste encontro, mais de 120 autoridades se reuniram para discutir a interseção entre cultura, tecnologia e meio ambiente.

O governador Jerônimo Rodrigues participou da sessão de encerramento ao lado dos ministros Margareth Menezes, responsável pela Cultura, e Mauro Vieira, das Relações Exteriores. A presença de ministros da Cultura de nações como Espanha, Alemanha, Índia, Arábia Saudita, África do Sul, Emirados Árabes, Indonésia e Japão, além de representantes de 20 organizações internacionais, foi significativa para a troca de ideias.

“Da rica diversidade cultural desses 20 países, resultou a Carta da Bahia, que aborda temas como a cultura em relação ao meio ambiente e o uso da inteligência artificial, com uma forte posição contra o uso de deepfake. Um dos tópicos mais debatidos foi a preservação do patrimônio cultural, exemplificado pela recente devolução de itens sagrados dos Tupinambás ao Brasil”, destacou o governador.

O documento final será um marco para as políticas culturais globais. A ministra Margareth Menezes enfatizou que a elaboração da carta foi um processo cuidadoso e colaborativo, que começou em dezembro de 2023. “Esse documento reflete os valores que discutimos e que foram continuados pelas presidências anteriores do G20. Estamos comprometidos com a inclusão e o acesso aos direitos culturais”, finalizou Jerônimo.