O ex-presidente Jair Bolsonaro declarou nesta terça-feira (22) que será o candidato da direita para a eleição presidencial de 2026, mesmo estando inelegível. A afirmação foi feita em São Paulo, durante um almoço de campanha com o prefeito Ricardo Nunes (MDB), que concorre à reeleição.
Bolsonaro, condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e econômico, tem seus direitos políticos suspensos até 2030. Ele argumentou que sua inelegibilidade é uma forma de perseguição. Questionado se o candidato em 2026 seria ele ou o governador Tarcísio de Freitas, Bolsonaro respondeu: “O nome é Messias”.
Tarcísio, que acompanhava Bolsonaro, endossou a afirmação, dizendo que “o candidato a presidente é Bolsonaro”. Ambos elogiaram o encontro com Nunes, com Bolsonaro avaliando o evento como um sucesso e dando “nota 10” à campanha do prefeito.
Bolsonaro foi condenado por utilizar eventos oficiais para fins eleitorais, como a comemoração do Bicentenário da Independência, além de espalhar informações falsas sobre o processo eleitoral em uma reunião com embaixadores.