O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) atacou os governadores da região Nordeste e explicou que alguns estados não estão cumprindo a redução da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre os combustíveis.
“O Nordeste não quer abaixar o preço, tá? Eu vou ver o que fazer aqui. Eu zerei todos os impostos de combustíveis, todos, e a lei mandou diminuir para 17% o ICMS dos combustíveis dos governadores”, disse em uma live.
Logo após, Jair afirmou que governadores da região estão indo à justiça contra o projeto de lei e repreendeu os governos locais que, de acordo com Bolsonaro, falam “que trabalham para o povo”, mas não seguem a lei. O projeto, sancionado pelo presidente na última semana, fixou teto de 17% para o ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, telecomunicações e transporte coletivo, entretanto, um trecho vetado pelo presidente compensava os estados pela perda de receita com o tributo.
“Pessoal do nordeste está resistindo, entraram na justiça. É o pessoal que diz que trabalha para o povo, que o pobre tem que ser tratado de maneira especial e na hora de cumprir a lei, eles não cumprem”.
Na última sexta-feira (1º), o Bolsonaro já tinha criticado os governadores nordestinos por eles não terem diminuído o ICMS sobre os combustíveis e afirmou que os gestores locais “não querem colaborar com o povo”.