Durante um discurso nos Estados Unidos, o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro fez críticas contundentes a Luiz Inácio Lula da Silva. Bolsonaro, em tom de deboche, chamou o atual presidente de “nove dedos” ao comentar a situação econômica do Brasil e destacou a falta de confiança dos empresários no país como um dos principais fatores que tem afetado a economia brasileira.
Ademais, o ex-mandatário criticou a retomada da política de demarcação de terras indígenas e a suspensão de restrições a nomeações de políticos para estatais pelo atual governo. De acordo com Bolsonaro, se 20% dos mais de 400 pedidos de demarcação de terras indígenas forem atendidos, o agronegócio no Brasil acabará.
O ex-chefe do Executivo também referiu-se a uma decisão do ministro do STF, Ricardo Lewandowski, que teria permitido a nomeação de políticos para estatais sem a necessidade de quarentena, e afirmou que sua gestão seguiu a Lei das Estatais criada durante o governo Temer, enquanto o atual governo voltou a indicar quem bem entender para as estatais.