Jair Messias Bolsonaro (PL) está passando uma temporada nos Estados Unidos desde o final de dezembro e, segundo o médico Antônio Luiz Macedo, poderá voltar ao Brasil para fazer uma nova cirurgia. O profissional está ao lado do ex-presidente da República desde a campanha de 2018, quando o político, que na época era candidato, sofreu uma facada durante um comício em Juiz de Fora (MG).
Segundo o profissional da saúde, a nova operação deve ser um dos elementos considerados pelo ex-mandatário para decidir se regressa ou não ao Brasil. O procedimento médico nos EUA está descartado por causa do alto custo. O país não dispõe de um sistema de saúde pública universal, com subsídio somente para aqueles que estão abaixo da linha da pobreza.
No início deste mês, Bolsonaro divulgou uma imagem nas redes sociais e anunciou que havia se internado em um hospital em Orlando, na Flórida. Ele permaneceu na unidade de saúde por dois dias em decorrência de uma obstrução intestinal.
“Eu vim [aos Estados Unidos] para ficar até o final do mês [janeiro], mas pretendo antecipar minha volta. Porque, no Brasil, os médicos já sabem do meu problema de obstrução intestinal por causa da facada. Aqui, os médicos não me acompanharam”, relatou o ex-chefe do Executivo.