Novo levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta quarta-feira (9) pela revista Veja, confirma a diminuição da diferença de Lula para Bolsonaro registrada nas últimas semanas por outras empresas.
A oscilação ocorreu dentro da margem de erro de 2,2 pontos: na comparação com a rodada anterior, em fevereiro, Bolsonaro passou de 29,1% para 30,9%, enquanto Lula foi de 40,1% para 38,9% das intenções de voto.
A diferença entre os dois caiu para 8 pontos, tanto no primeiro como no segundo turno, que apontou 46% para Lula e 37,3% para Bolsonaro.
Nos três cenários pesquisados, mantém-se a larga dianteira dos dois principais concorrentes, com a chamada terceira via empacada em índices de um dígito.
Sergio Moro e Ciro Gomes ficaram na faixa entre 6% e 7%, e os demais entre 0,1% e 2%.
Somando-se os que votariam com certeza e os que poderiam votar neles, Lula chega a 52,53% e Bolsonaro a 34,3%.
Esta é a primeira pesquisa após o início dos programas dos partidos no rádio e na TV. O primeiro foi o PDT de Ciro Gomes e, no final deste mês, entra no ar a propaganda de Lula do PT.
Por enquanto, o único em campanha aberta é o presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, em viagens pelo país e nos atos oficiais no Palácio do Planalto e no Alvorada, onde recebe grupos de apoiadores.