O ex-presidente Jair Bolsonaro e sua esposa, Michelle Bolsonaro, entraram com um pedido de indenização contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Eles reivindicam R$ 20 mil por danos morais em resposta aos comentários de Lula sobre o desaparecimento de móveis no Palácio da Alvorada. As declarações ocorreram após a primeira-dama, Rosângela da Silva, conhecida como Janja, relatar que encontrou o palácio em más condições de conservação e que objetos “originais” estavam faltando.
Lula comparou a situação atual do Alvorada com suas experiências anteriores no palácio durante o governo de Fernando Henrique Cardoso:
“O Alvorada, eu fiquei decepcionado, porque eu herdei o Alvorada do Fernando Henrique Cardoso, herdei uma coisa bastante tranquila. O sofá que eu já tinha sentado porque eu já tinha feito reunião com o Fernando Henrique Cardoso. Sabe, o Fernando Henrique Cardoso me levou para ver o quarto, me levou para ver o banheiro. Estava tudo arrumado. Do jeito que ele saiu eu entrei, sem nenhum problema. Dessa vez eu achava que ia ser a mesma coisa. Acontece que quando você entra no Palácio, está todo desarrumado. Ou seja, a sala que tinha sofá já não tem mais. O quarto que tinha cama, já não tinha mais cama, já estava totalmente… eu não sei como é que fizeram”, explicou Lula.