O ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, do Partido Liberal (PL), causou repercussão em suas redes sociais com uma publicação enigmática. Sem fornecer detalhes específicos, Bolsonaro descreveu o período futuro como potencialmente decisivo. “As próximas semanas poderão ser decisivas. Vivemos momentos difíceis, de muitas dores e incertezas”, afirmou o ex-chefe do executivo em sua conta no X, plataforma similar ao antigo Twitter.
Na mesma publicação, Bolsonaro citou uma frase que sugere manipulação e distração: “Quando um ímpio não quer que você olhe para um lado da estrada, ele bota fogo no outro lado da mesma, pois assim ninguém saberá o que ele fez do lado que você não olhará”. Ele finalizou a mensagem com referências a Deus, Pátria, Família e Liberdade.
– As próximas semanas poderão ser decisivas.
– Vivemos momentos difíceis, de muitas dores e incertezas.
– "Quando um ímpio não quer que você olhe para um lado da estrada, ele bota fogo no outro lado da mesma, pois assim ninguém saberá do mal maior que ele fez do lado que você…
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 24, 2024
A intenção por trás da postagem de Bolsonaro não está clara, mas seus seguidores interpretam como uma espécie de convocação. O deputado Gustavo Gayer (PL) foi um dos que compartilharam a mensagem, destacando sua relevância. Notavelmente, a publicação ocorreu pouco após avanços nas investigações do caso do assassinato da vereadora Marielle Franco.
Sobre as investigações, Ricardo Cappelli, vice-ministro da Justiça, comentou recentemente sobre a proximidade de sua conclusão, sem definir um prazo exato. Flávio Dino, atual ministro da Justiça, também se pronunciou, mas não especificou um cronograma para o término das investigações. Anielle Franco, irmã de Marielle e ministra da Igualdade Racial do Brasil, expressou o compromisso de amigos e familiares em buscar justiça, ressaltando a importância do caso.