O presidente Jair Bolsonaro (PL) ignorou uma tradição do governo atual e de gestões anteriores ao não fazer nenhum comentário em cadeia nacional de rádio e televisão na véspera do Natal (24/12). Até o fim da noite deste sábado, ele não havia se pronunciado.
Esse é o primeiro ano, nos quatro que tem de mandato, onde o líder do Poder Executivo não se dirigiu ao país nesta data. No decorrer do dia, Bolsonaro, que permanece isolado desde a derrota para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições, recebeu a visita de partidários e circulou rapidamente por Brasília.
Bolsonaro visitou o acampamento de seus partidários perto do Quartel General, depois que Lula (PT) foi o vencedor das urnas em outubro. No local, o presidente Bolsonaro não desceu do carro para conversar com os seguidores.
A previsão é de que o chefe de estado se reúna com os familiares mais próximos apenas durante o jantar. Não está previsto que ministros ou políticos aliados participem da celebração.
Michelle
No ano anterior, Bolsonaro compareceu à mensagem de Natal acompanhado da esposa, Michelle Bolsonaro. Ela reapareceu ao lado do presidente na gravação para a véspera do Ano-Novo.
Bolsonaro deseja, também, permanecer fora do foco das atenções no réveillon. O presidente vai viajar com a família para os Estados Unidos e passar o ano-novo no condomínio Mar-a-Lago, em Palm Beach, na Flórida.
O imóvel está localizado em um resort de luxo, que pertence ao ex-presidente dos EUA, Donald Trump.