Nesta quinta-feira (17), em passagem por Budapeste, na Hungria, o presidente Jair Bolsonaro (PL) visitou o Shoes on the Danube (Sapatos no Danúbio), um memorial em homenagem aos judeus mortos na Segunda Guerra Mundial.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) postou nas redes sociais um vídeo do presidente à beira do rio Danúbio dizendo que as atrocidades sofridas pelos judeus poderia ser repetir.
“Quem acha que a história pode não se repetir está completamente enganado. A história pode se repetir, inclusive [de modo] pior”, disse o chefe do Executivo.
O Memorial Sapatos às Margens do Danúbio, concebido em 2005, é uma homenagem do cineasta Can Togay, produzido pelo escultor Gyula Pauer, a todos que sofreram durante o período nazista na capital. As pessoas eram obrigadas a ficar enfileiradas e a retirar os sapatos, considerados bens de valor à época. Em seguida, elas eram fuziladas pelas costas.
Presidente @jairbolsonaro fala perante memorial aos judeus mortos na 2ª guerra mundial. pic.twitter.com/RQE434Z0YB
— Eduardo Bolsonaro?? (@BolsonaroSP) February 18, 2022
A passagem pelo memorial não constava na agenda de compromissos públicos de Bolsonaro em Budapeste. Ele é o primeiro chefe de Estado brasileiro a visitar a Hungria. Sua visita ao país foi voltada para dar impulso às relações comerciais e à cooperação política entre os dois governos.
Durante sua rápida estadia, o presidente brasileiro se encontrou com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, que é um dos principais símbolos da direita populista da Europa.