Braço direito de Rui Costa, Wellington César, surge como potencial candidato à vaga no STF

Sua carreira é marcada por passagens no âmbito jurídico, incluindo a chefia do MP-BA, e um breve período como ministro da Justiça no governo Dilma Rousseff,

Brasília - O novo ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, durante cerimônia de transmissão de cargo (Valter Campanato/Agência Brasil)

O nome do Secretário de Assuntos Jurídicos (SAJ), Wellington César Lima e Silva, tem ganhado destaque nos corredores do poder como um potencial indicado para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). A escolha, que ainda está em fase de deliberação, coloca Wellington César como um forte candidato, com apoio de figuras influentes no cenário político nacional, incluindo o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Wellington César é conhecido por sua atuação estratégica e direta na esfera jurídica do governo, desempenhando um papel fundamental como assessor e consultor jurídico do presidente.

Sua carreira é marcada por importantes passagens no âmbito jurídico, incluindo a chefia do Ministério Público do Estado da Bahia entre 2010 e 2014, e um breve período como ministro da Justiça no governo Dilma Rousseff, do qual se afastou para retornar ao Ministério Público da Bahia.

Conforme reportado pelo jornal O Globo, fontes ligadas ao Congresso e ao governo informaram que Wellington César tem atuado nos bastidores em busca dessa indicação ao STF e parece estar ganhando terreno. O presidente Lula, em algumas conversas, demonstrou considerar seriamente a indicação de Wellington para a corte suprema.