O governo brasileiro e o Ministério do Turismo de Portugal estão prestes a assinar um acordo para promover o turismo entre os dois países. O anúncio foi feito pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, na sexta-feira (21), durante a visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Lisboa.
O objetivo do acordo é aumentar o número de turistas portugueses que visitam o Brasil. Segundo Freixo, o memorando que será assinado pelo governo brasileiro e o governo português envolverá a troca de boas práticas relacionadas à sustentabilidade, meio ambiente e destinos turísticos, transformados em produtos turísticos para serem ofertados aos turistas.
A ideia é que ambos os países possam promover um ao outro, aumentando o fluxo turístico entre eles, o que é muito importante para países que compartilham a mesma língua. O presidente da Embratur também destacou que, após a pandemia, o Brasil está voltando a receber turistas portugueses e que o ano passado, cerca de 170 mil visitaram o país. No entanto, em 2005, o número chegou a ser de 350 mil.
Freixo afirmou que o turismo é um modelo de desenvolvimento econômico importante para o Brasil e que o país está passando por um momento positivo no setor. Nos primeiros meses do ano, o país registrou um número recorde de turistas, com mais de um milhão e meio de visitantes, o que mostra que o Brasil está se consolidando como um destino turístico cada vez mais atrativo.
“É uma retomada do Brasil que voltou. Em janeiro e fevereiro, nós tivemos número recorde de turistas no Brasil, mais de um milhão e meio. É um momento positivo para o turismo como um modelo de desenvolvimento econômico importante para a gente”, detalhou.
Com o acordo entre Brasil e Portugal, espera-se que o número de turistas portugueses no Brasil aumente ainda mais nos próximos anos, beneficiando ambos os países e fortalecendo a relação entre eles.