O Brasil anunciou nesta segunda-feira (24) que fará parte de um programa de fomento ao audiovisual da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a CPLP. O investimento será de 1 milhão de euros, o que corresponde a cerca de R$ 5,5 milhões, no fundo que promove a produção e difusão de conteúdos audiovisuais entre os países lusófonos. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, anunciou a novidade durante um evento em Portugal.
Além do Brasil, Angola também investirá no programa, com um montante de 250 mil euros, equivalente a cerca de R$ 1,4 milhão. A iniciativa tem como objetivo promover a contribuição à produção e difusão de conteúdos audiovisuais da comunidade lusófona, permitindo que projetos de séries e filmes sejam selecionados para receber investimento financeiro.
De acordo com Margareth Menezes, a participação do Brasil no programa é uma oportunidade para fortalecer as relações culturais entre os países da CPLP. “Essa iniciativa é fundamental para valorizar a nossa língua e promover a produção audiovisual em português. Além disso, é uma oportunidade para fortalecermos nossos laços culturais e estreitarmos as relações entre os países da comunidade”, afirmou a ministra.
Ainda segundo a ministra, o Brasil possui um grande potencial na área do audiovisual e a participação no programa pode contribuir para o desenvolvimento da produção nacional. “Temos muitos talentos e histórias incríveis para contar. Com o investimento na produção audiovisual, podemos incentivar a criatividade e a inovação dos profissionais brasileiros, contribuindo para o fortalecimento do setor”, completou.
Com a participação do Brasil e de outros países da CPLP, a expectativa é que o programa possa incentivar a produção audiovisual em língua portuguesa, permitindo que mais histórias sejam contadas e que a cultura lusófona possa ser valorizada e difundida em todo o mundo.