Brasil ultrapassa Estados Unidos em porcentagem da população vacinada com a primeira dose

Foto: Redes Sociais

 O Brasil ultrapassou os Estados Unidos na porcentagem da população que recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Segundo o site Our World in Data, 61,01% dos brasileiros estão parcialmente imunizados, contra 60,6% dos americanos. 

Os EUA, porém, estão muito mais avançados no esquema vacinal completo: 51,36% da população recebeu duas doses de uma vacina (ou vacina de dose única), enquanto aqui apenas 26,64% estão imunizados. Especialistas afirmam que apenas com o esquema vacinal completo as pessoas estão protegidas, especialmente diante do avanço da variante Delta. 

Em números absolutos, os EUA, com 328,2 milhões de habitantes, vacinaram muito mais gente: 202,5 milhões. O Brasil aplicou pelo menos uma dose em 129,6 milhões de pessoas.  

O Our Worl in Data usa dados oficiais dos governos. O boletim do consórcio de imprensa do qual O GLOBO faz parte usa dados fornecidos pelas secretarias de Saúde do país. No boletim desta quarta-feira, o Brasil ainda não havia atingido 60% da população com uma dose (pelos cálculos, o índice está em 59,81% da população m uma dose e 27,24% com o esquema vacinal completo).

Apesar de não faltar doses de vacina em solo americano, há regiões conservadoras do país que estão resistindo a se vacinar contra a Covid-19, sobretudo no Sul. Dessa forma, o governo americano não consegue subir a taxa de vacinação.

Outros países

No ranking dos países com maior percentual da população vacinada, ainda que parcialmente, o Brasil está em 11º lugar. O primeiro são os Emirados Árabes Unidos, com 85,3% parcialmente vacinada e 74,8% com esquema completo. Em segundo está Espanha, com 76,8% e 68,2%, respectivamente. Nosso vizinho Uruguai, está em terceiro, com 76,2% e 71,4%, seguido pelo Chile, com 75% e 69,7%. Depois vem França, Reino Unido, Itália, Israel, Bahrein e Alemanha. Nenhum desses países tem uma diferença de mais de 15 pontos percentuais entre Dose um e Dose 2.