A instalação da fábrica de carros elétricos da BYD na Bahia tem impulsionado o governo baiano a buscar soluções para a infraestrutura necessária ao abastecimento dos veículos elétricos no estado. Representantes do Estado, da BYD, da empresa de mobilidade urbana 99 e da Raízen, uma joint venture de energia formada pelos grupos Shell e Cosan, reuniram-se na Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba) para discutir estratégias nesse sentido.
A BYD já possui parceria com a 99 e a Raízen no Brasil, e recentemente lançaram uma iniciativa com 300 veículos elétricos em São Paulo, destinados a motoristas associados à empresa de aplicativos. A gerente financeira e de Negócios Estratégicos da BYD, Bianca Santos, destacou a importância dos parceiros estratégicos para impulsionar a eletrificação e acelerar esse objetivo.
A criação de uma rede de pontos de abastecimento rápido, conhecidos como hubs de atendimento aos veículos, é uma necessidade para os segmentos envolvidos na cadeia dos carros elétricos. Após a reunião com os secretários estaduais da Fazenda, Casa Civil, Infraestrutura e Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, as empresas se comprometeram a apresentar um plano de trabalho ao governo baiano dentro de 30 dias, visando a implantação dessa estrutura no estado.
Os representantes do setor público baiano afirmaram que estão empenhados em apoiar a identificação e a implantação dos hubs de atendimento, bem como buscar outras iniciativas que acelerem a substituição de veículos a combustão por veículos elétricos, começando pelo transporte público. Além disso, o secretário da Fazenda, Manoel Vitório, mencionou que o Estado irá encaminhar a isenção de IPVA para carros elétricos vinculados a aplicativos de mobilidade e serviços de táxi, benefício que já havia sido anunciado pelo governador Jerônimo Rodrigues para veículos com valor de venda de até R$ 300 mil.
O carro elétrico apresenta diversas vantagens. No caso do transporte por aplicativo, a gerente da BYD, Bianca Santos, afirmou que é um excelente estudo de caso para a eletrificação, uma vez que a comparação entre carros elétricos e a combustão se torna mais evidente. Ela ressaltou que quanto mais os carros elétricos são utilizados, melhor é o custo-benefício em comparação aos veículos a combustão.
Fernando Paes, diretor de políticas públicas e relações governamentais da 99, mencionou que o objetivo da parceria é justamente criar a cultura de que o carro elétrico vale a pena. Atualmente, o combustível representa 50% dos custos operacionais dos motoristas de aplicativo, e com a energia elétrica, esse custo pode ser reduzido em até 70%. Paes também destacou que o grupo chinês Didi Chuxing, controlador da 99, é pioneiro mundial em eletrificação de veículos de aplicativo, sendo que na China 80% dos veículos desse segmento já são elétricos. A intenção é investir profundamente em um programa similar no Brasil.
No que diz respeito aos hubs de atendimento, a Raízen, por meio do programa Shell Recharge, planeja implantar cinco pontos de atendimento em Salvador, iniciando assim o projeto na Bahia. Rafael Rebello, diretor de Energias Renováveis da Raízen, destacou que a Shell é a maior empresa do mundo em carregamento rápido e ressaltou o interesse da empresa em expandir no mercado baiano, devido ao potencial energético e à energia renovável do estado.