A Câmara Municipal de Salvador, a primeira entre as capitais brasileiras, está considerando a mudança de sua sede para o Cine Excelsior, localizado próximo à Praça da Cruz Caída. O prédio histórico da Câmara, que mantém sua estrutura desde 1696, pode ser convertido em um museu, integrando-se ao novo Centro de Convenções que será construído no subsolo da atual prefeitura.
Essa movimentação ocorre em meio à possível transferência da sede do Executivo municipal do Palácio Thomé de Souza para o Palácio da Sé, que fica ao lado do novo destino da Câmara. Fontes informaram que a intenção é reativar o cinema no espaço, além de abrigar as atividades da Câmara. O prefeito Bruno Reis anunciou a requalificação do Cine Excelsior na última terça-feira (24).
A mudança da sede da Câmara está condicionada à realização do novo Centro de Convenções. Caso o projeto não avance, o espaço do Cine Excelsior poderá ser utilizado para essa finalidade. Em 2022, a prefeitura já havia manifestado a intenção de revitalizar a área e construir um Centro de Convenções.
Entretanto, a proposta enfrenta resistência interna, com alguns membros da Câmara defendendo que apenas o Centro Cultural da Casa Legislativa seja transferido para o Cine Excelsior, mantendo as sessões plenárias na sede atual. Vale lembrar que essa não é a primeira vez que a Câmara considera a mudança; em 2017, o então presidente Léo Prates já havia falado sobre a possibilidade de transferir as atividades legislativas para o novo espaço.