No último sábado (21/9), apoiadores da prefeita de Itapajé, Gorete Caetano (PSB), protagonizaram uma “chuva de dinheiro” durante uma caminhada eleitoral. O evento ocorreu no município de Itapajé, a 148 km de Fortaleza, onde Gorete busca a reeleição. Vídeos circulando nas redes sociais mostram cédulas sendo arremessadas do alto de um prédio para eleitores.
Em uma das gravações, eleitores são vistos disputando as notas que caíram no chão, enquanto outros conseguem pegar o dinheiro ainda no ar. Um vídeo também exibe um homem dançando e mostrando as cédulas para outros apoiadores de Gorete. Uma fotografia registrada durante o ato mostra uma criança segurando um rolo de dinheiro ao lado de adultos, inclusive do candidato a vice de Gorete, Biga Braga (MDB).
A equipe de Gorete Caetano confirmou o ocorrido, mas afirmou que o ato foi promovido por um comerciante local, sem envolvimento com a campanha. Em nota, a gestão esclareceu que o empresário não faz parte da coordenação da campanha nem possui benefícios financeiros atrelados à possível reeleição de Gorete.
Ao ser questionada sobre a foto do candidato a vice ao lado da criança com o dinheiro, a equipe de Gorete explicou que o menor é filho de uma vendedora de tapioca e estaria segurando o lucro do dia das vendas.
Gorete Caetano foi eleita prefeita de Itapajé em 2020, quando recebeu 55% dos votos. Este ano, ela enfrenta três candidatos: Nonatinho (Republicanos), pastor Jota Monteiro (PRTB) e Vilamar (PL).