Nesta segunda-feira (10), começou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em todo o país. Com a meta de vacinar pelo menos 90% do público prioritário, que soma 81,8 milhões de pessoas, a campanha busca reduzir a circulação do vírus influenza e suas complicações, especialmente em meio à pandemia de Covid-19.
Entre os grupos prioritários estão pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a cinco anos de idade, trabalhadores da saúde, professores, gestantes, puérperas, povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, profissionais das forças de segurança e salvamento, militares, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, profissionais do sistema penitenciário, pessoas privadas de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas.
Diferentemente dos anos anteriores, todos os grupos prioritários serão vacinados ao mesmo tempo nesta campanha. O Ministério da Saúde estima vacinar 79,5 milhões de pessoas em todo o país e já distribuiu 80 milhões de doses aos estados e municípios.
Em São Paulo, o estado com o maior número de habitantes no país, a meta é vacinar 18,4 milhões de pessoas. No ano passado, apenas 69% do público-alvo foi vacinado no estado. Já no Rio de Janeiro, a meta é vacinar 6,9 milhões de pessoas. A capital fluminense conta com 237 postos de vacinação, que funcionam de segunda a sexta-feira em horário comercial e aos sábados pela manhã.
A vacinação é importante porque a gripe pode causar complicações como pneumonia, internações hospitalares e até mesmo a morte. Além disso, a vacinação ajuda a reduzir a sobrecarga dos serviços de saúde, que já estão demandados com a pandemia de Covid-19.
Neste ano, a vacinação contra a gripe acontece de forma simultânea à vacinação contra a Covid-19. Por isso, é importante que as pessoas verifiquem o intervalo mínimo entre as vacinas e busquem orientação com os profissionais de saúde.
Ainda que a vacina contra a gripe não proteja contra o coronavírus, ela é fundamental para proteger a saúde das pessoas e reduzir a carga de doenças respiratórias em meio à pandemia. A vacinação contra a gripe é gratuita e está disponível em postos de saúde de todo o país.