O prefeito do Rio de Janeiro e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PSD), declarou sua intenção de disponibilizar o medicamento Ozempic na rede pública de saúde caso vença as eleições. Em entrevista ao jornal Extra, Paes afirmou que o remédio, utilizado no tratamento de diabetes tipo 2, será oferecido gratuitamente nas clínicas da família. Ele destacou que perdeu 30 quilos ao fazer uso do medicamento.
Paes afirmou que a patente do Ozempic será aberta em 2024, o que permitirá a fabricação de versões genéricas do remédio. “Vai poder ter o genérico e vou colocar na rede pública toda. O Rio vai ser uma cidade que não vai ter mais gordinho”, afirmou. Ele ressaltou que a medida visa melhorar a saúde da população e não está relacionada a questões estéticas.
A Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso) alerta que o uso do Ozempic para fins estéticos é desencorajado, apesar de não ser proibido. A associação frisou que o uso indiscriminado do medicamento pode aumentar o estigma entre quem tem indicação médica e expor pessoas saudáveis a riscos desnecessários.